Matéria sobre revisão da vida toda. Os segurados aposentados ou pensionistas que no decorrer dos anos tiveram seus proventos diminuídos poderão ajuizar ações de revisão de benefício para corrigir o valor mensal auferido.
Revisão da vida toda aprovada pelo STF
A Revisão da vida toda foi aprovada pelo STF, milhares de aposentados e pensionistas, poderão ter direito a revisar suas aposentadorias.
A revisional, de fato, busca resolver a injustiça cometida contra os trabalhadores que tiveram as contribuições desconsideradas pela previdência social, que o INSS recebeu anteriores a julho/1994. O que muda com a revisão do benefício, se restringe somente a incluir todas as contribuições previdenciárias, que em grande parte dos casos, traz uma melhora no valor do benefício.
Quem tem direito a esta revisão? Qualquer pessoa que receba algum benefício concedido após 1999, como:
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-doença;
- Pensão por morte;
- entre outros.
Mas afinal, o que foi que mudou?
O que muda com a revisão é que todas as contribuições, mesmo as anteriores a 1994, entram no cálculo da aposentadoria.
A Revisão da Vida Toda beneficia quem se aposentou entre 29/11/1999 e 13/11/2019 e possui contribuições para o INSS mais altas antes de 1994, ou mesmo aqueles que diminuíram ou pararam de contribuir por algum tempo para o INSS após 1994.
Conclusão:
A Revisão da Vida toda pode trazer benefícios a muitos brasileiros aposentados, mas antes de entrar com a revisão na justiça federal é preciso:
- Realizar o cálculo para ter certeza que a revisão é boa para você;
- Encontrar um advogado de sua confiança para ingressar com a ação (fique atento com quem promete milagres, no direito trabalhamos com possibilidades e não certezas).
Como, agora, o STF aprovou a tese da Revisão da Vida Toda, corra para entrar com sua ação judicial junto com o seu advogado previdenciário.